Artigo - Hipólito de Aguiar

VITAMINAS…O SANTO GRAAL DA VIDA


As vitaminas são há décadas produzidas sinteticamente, pela indústria farmacêutica e usada quer em medicamentos quer, e cada vez mais, em alimentos processados, na realidade nenhuma empresa até à atualidade as tinha veiculado especificamente numa forma sub-lingual.

Perguntamo-nos porquê e a resposta não será imediata, porquanto esta é uma via usada desde há muito para administrar medicamentos, numa situação emergente, já que a veia sub-lingual evita o efeito de primeira passagem hepático uma vez que a drenagem venosa se faz para a veia cava superior.

De facto, as mucosas situadas na região sublingual são significativamente vascularizadas por capilares sanguíneos, motivo pelo qual sua absorção é bastante mais rápida do que pela via tradicional, ou seja, a que se obtém pela deglutição.

Esta exigência na formulação galénica poderá justificar a sua pouca disponibilidade no mercado, já que a tecnologia a ser usada tem outras especificidades e na realidade outro custo associado.

Sumarizemos então as principais vantagens da administração por via sublingual:

• Permite a absorção de forma mais rápida;
• Evita a destruição das substâncias pela acidez gástrica.
• Impede o efeito de primeira passagem no fígado e tem uma melhor
biodisponibilidade;
• Facilita a adesão à terapêutica em pessoas com dificuldade para engolir
comprimidos, como crianças, idosos ou pessoas com problemas
psiquiátricos/neurológicos;
• Permite a rápida dissolução da substância, sem que seja necessário o uso de água.
• Permite um melhor doseamento de quantidade da substância a ingerir.

Um passo à frente!

No sentido de tirar partido da administração pela via sub-lingual a utilização de spray ou pulverizadores orais é uma opção de evidente mais-valia, sendo que para a veiculação de compostos vitamínicos é uma “lança em África”.

Na realidade, a vitamina pode entrar diretamente na circulação sanguínea sendo atingidos níveis séricos com maior celeridade o que se traduz numa maior rapidez de ação ou seja é reduzida a quantidade de tempo entre a administração e o surgimento do efeito pretendido.

Além disso, os pulverizadores permitem que o composto vitamínico entre de imediato na circulação sistemática, contornando os intestinos e o sistema gástrico o que é relevante em pessoas com problemas digestivos ou seja;
Distúrbios que impedem a mistura adequada dos alimentos com as enzimas digestivas e ácidos gástricos

Doentes com uso prolongado de Inibidores da bomba de protões (muito frequente)

Excesso de produção de ácido gástrico

Produção ineficiente de enzimas digestivas

Redução da produção de bílis.

Ou ainda síndromes de má absorção que podem ser resultantes, entre outros, de;

Doenças inflamatórias intestinais como doença de Crohn e Celíaca

Neoplasias, em particular das estruturas tecidulares e órgãos do sistema digestivo

Cirurgia Bariática;

Cirrose;

Pancreatite;

Fibrose quística;

Hipo ou Hipertireoidismo;

Diabetes;

Portanto colegas permitia-me sugerir que identifique as situações em que a dispensa de vitaminas possa ser realizada através da utilização de spray ou pulverizadores, e que esta constitua uma mais-valia real para o utente, e que formem adequadamente a equipa da farmácia para realizar um correto aconselhamento dos mesmos.

Se podermos ajudar os nossos utentes a viverem uma Vida com mais energia estou certo que daremos o nosso tempo por bem empregue!

Políticas de cookies - Saiba mais aqui